A XXIV Feira Raiana está de regresso a Idanha-a-Nova, entre 26 de julho e 4 de agosto, com 25 concertos e 5 palcos sob o tema “Uma saúde, um planeta”.
É lá que o Arrebita Idanha Bio vai ter lugar este ano, na cidade da Idanha-a-Nova. No seu 5º aniversário e como não podia deixar de ser, esta edição do Arrebita será especial e cheia de novidades. Primeiro, contamos com 10 dias de festival non stop, e, segundo, com a maior concentração de sempre de chefs de todo o país para cozinharem pratos únicos, sob o signo da biodiversidade e da sustentabilidade, naquele que será um dos acontecimentos gastronómicos do ano.
Mais de 50 chefs, ao longo destes 10 dias - nacionais e internacionais, nomes consagrados, com estrelas Michelin, e o novo talento da cozinha portuguesa, vindos de todo o país – aceitaram o desafio e vão estar no recinto da Feira Raiana a mostrar porque é que a gastronomia portuguesa, e não só, atravessa a sua melhor fase de sempre: propostas criativas e inovadoras, inspiradas na matriz clássica da cozinha nacional, mas também sabores do Perú, do Líbano ou da Ásia, todas feitas a partir de produtos biológicos certificados.
Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, 1 estrela Michelin, Lisboa), Marlene Vieira (Marlene, Lisboa), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, 1 estrela Michelin, Cascais), Pedro Pena Bastos (Cura, Hotel Ritz, 1 estrela Michelin, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, 1 estrela Michelin, Amarante) são apenas alguns dos nomes mais sonantes de um vasto cartaz que ainda reserva muitas surpresas, e cujo elenco completo será anunciado nos próximos dias.
Recordamos que em 2023, o Arrebita Idanha Bio ganhou o estatuto de primeiro e único festival com certificação bio do país, que se distingue pela utilização, por parte dos chefs, de produtos oriundos de circuitos curtos agroalimentares, da economia circular e da produção em modo biológico.
Depois da conquista da certificação Bronze, em 2023, o Arrebita Idanha Bio corre agora atrás da distinção de Ouro e está empenhado nesta conquista, garantindo que 90% dos produtos alimentares usados têm certificação biológica. Será que vamos conseguir?
Sob o tema “Uma saúde, um planeta”, a Feira Raiana vai ter uma edição única, com um vasto programa de concertos e palestras, mas onde se destacam a presença de todas as Bio Regiões do mundo inteiro, bem como as nacionais, uma peça artística da autoria do Boom Festival, criada para a ocasião e alusiva ao tema da Feira, e jardins biológicos com centenas de árvores, plantas, arbustos e flores a surpreender os visitantes. Com cinco palcos espalhados pelo recinto, alguns chefs do Arrebita também irão partilhar as histórias, experiência e visão com o público, em conversas informais ao final da tarde.
Criado e organizado pela Amuse Bouche Storytellers, o Arrebita Idanha Bio é o primeiro e único festival em Portugal com a certificação Biológica, e mantém o objetivo de descentralizar eventos gastronómicos para outras zonas do país que não as principais cidades, promover e dinamizar a gastronomia biológica e democratizá-la, assegurando a acessibilidade dos preços praticados. Todos os pratos, no espaço Arrebita Bio, são 7,00€, um valor único e transversal. Uma tentação, tendo em conta que muitos dos pratos serão criações de chefs de renome, alguns deles até com estrelas Michelin.
O convite é para todo o país, a promessa é a de oferta de pratos diferentes todos os dias. Idanha-a-Nova espera por ti.
Mais informações em www.arrebitaportugal.pt
Horários:
Segunda a sexta das 18h00 às 00h00
Sábado e Domingo das 12h00 às 00h00